ATIVIDADE FÍSICA:

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Mat Pilates

O Mat Pilates tem os mesmos princípios e a mesma filosofia do Studio. Os resultados alcançados não poderiam ser diferentes.

Com o boom do Pilates nos últimos anos, a técnica praticada nos estúdios, com o uso de grandes aparelhos, está cada vez mais difundida, seja como exercício físico ou na recuperação de lesões.

Nessa modalidade, o treinamento tem o mesmo princípio do método tradicional. A única diferença é que no Mat Pilates não se usa o aparelho, mas pode ser realizado com a ajuda de acessórios, como bolas, faixas e pesos. Com a técnica, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo.

A primeira vantagem obtida com as sessões e a mais importante delas é o encontro do aluno com o seu próprio “eixo”, ou seja, com seu centro de equilíbrio. “No dia a dia, as pessoas saem muito desse centro, descompensando o corpo. A pessoa começa a se ‘entortar’ e fica pendente para um lado, o que acaba sobrecarregando mais os músculos de um lado do corpo, e a coluna, por si só, entorta”, Daí surgem as pequenas dores, como na lombar, no pé e no joelho. Com a estabilização do corpo do praticante já nas primeiras semanas do treinamento, aparecem os benefícios, que são, além do alívio das dores, melhora no sono, no nível de estresse, na condição respiratória, bem como avanço no aspecto neurológico, quais sejam concentração e equilíbrio.

 

Como praticar

Para realizar o exercício, a música é opcional. Se houver música, é necessário que seja em volume baixo para não interferir na concentração e execução dos movimentos. Em relação à roupa, é preciso que o aluno utilize vestimentas leves, de preferência tecidos confortáveis e que não atrapalhem a realização dos movimentos e absorvam a transpiração. Calçados não são utilizados.

Qualquer pessoa pode praticar Mat Pilates. A aula é direcionada individualmente para o aluno, esteja ele com excesso de peso, ou seja, hipertenso, gestante ou idoso. Nas sessões são realizados movimentos preparatórios para a evolução dos exercícios.

Veja algumas razões para você praticar Mat Pilates

  • As aulas são revigorantes;
  • Não há desgaste físico;
  • É relaxante;
  • São feitos muitos exercícios, mas com movimentos suaves;
  • Os resultados são duradouros;
  • Provoca melhora na postura;
  • Proporciona rigidez e alongamento dos músculos;
  • Fortalece os músculos fracos;
  • Aumenta o movimento das articulações;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Alivia dores crônicas;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Eleva a força muscular;
  • Aumenta a resistência física;
  • Elimina toxinas;
  • Alivia tensões;
  • Facilita a drenagem linfática;
  • Os resultados costumam aparecer rapidamente;
  • Aumenta a concentração;
  • Fortalece os órgãos internos;
  • Não precisa ser atleta para aderir. Sedentários também podem praticar.
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